Paraná já plantou 55% da área de trigo

O relatório semanal de acompanhamento das condições das lavouras, divulgado nesta semana pela Secretaria de Agricultura do Paraná, registrou que o estado já plantou 55% dos 998 mil hectares previstos para a safra 2017/18. O plantio encontra-se adiantado na comparação com o ano passado, quando na mesma época haviam sido semeados 31%.

“Até o momento, as condições das lavouras estão 100% boas. Com relação ao estágio do plantio, 29% das lavouras estão em fase de germinação e 71% em fase de desenvolvimento vegetativo”, ressalta o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco.

A maior redução ocorreu na região de Umuarama (-56%). A segunda maior ocorreu numa região importante que é Guarapuava (-28%). A terceira, foi Curitiba (-26%), seguida de outra região importantíssima: Toledo, (-25%). Houve reduções em outras regiões importantes como Cascavel (-13%), Campo Mourão (-12%), Francisco Beltrão (12%), Maringá (-9%) e Apucarana (-6%).

Estas reduções foram parcialmente compensadas pelo aumento de 25% em União da Vitória, 8% em Irati e 1% em Cornélio Procópio. Ivaiporã, Jacarezinho e Laranjeiras do Sul deverão manter a mesma área, segundo o Deral. No total o estado reduziu – 8% da área a ser plantada de trigo na safra 2017/18.

“A primeira estimativa de produção oficial é de 3,149 milhões de toneladas, cerca de 8,62% a menos do que as 3,45 milhões de toneladas produzidas na safra anterior”, conclui a T&F.

Fonte: Agrolink