Presidente da Cooxupé abordará estoque e necessidades do mercado de café em Seminário Internacional

De 21 a 23 de maio, acontecerá o XXIV Seminário Internacional do Café – Santos Brasil 2024, no Blue Med Convention Center, na cidade santista. O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, tem presença confirmada e mediará a palestra “O excedente atual é suficientemente grande para satisfazer as necessidades do mercado?”, junto com os CEOs Teddy Esteve (Diretor Geral ECOM Agroindustrial Corp), Trishul Mandana (Diretor Geral de Café – Volcafé) e Ben Clarkson (Diretor Global da Plataforma de Café da Louis Dreyfus Company). Este encontro ocorrerá no dia 22 de maio, às 16h.

“O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e, certamente, os estoques do país estão sempre em evidência diante das demandas dos mercados interno e internacional. Este debate tem o propósito de apresentar como o Brasil se encontra nesse cenário e o seu papel no abastecimento global de café”, conta Melo, presidente da cooperativa.

Além da palestra, a Cooxupé levará para o evento o seu Protocolo Gerações, apresentando à comunidade internacional os trabalhos realizados junto aos mais de 19 mil cooperados em relação à Agenda ESG. A cooperativa também será a cafeteria oficial do Seminário, servindo ao público o café superior Prima Qualità.

A Cooxupé é uma cooperativa que produz café arábica em mais de 340 municípios das regiões do Sul e cerrado de Minas Gerais, Matas de Minas e média mogiana do estado de São Paulo. Em 2023, recebeu de seus cooperados 6,5 milhões de sacas de café. Na cafeicultura brasileira, ainda no ano passado, a Cooxupé foi responsável pelo recebimento de 23% da produção de café arábica do estado de Minas Gerais e de 16,7% da produção de arábica do Brasil, considerando o seu volume de café recebido diante dos dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. 80% das atividades da Cooxupé correspondem às exportações para 50 países.

Fonte: Cooxupé<loreta