Programa MAIS GENÉTICA recebe doação de 11 mil doses de sêmen em Uberlândia

GENEX é a principal parceira com doação de mais de 90% do total de doses para o melhoramento genético do rebanho dos associados do Sindicato Rural de Uberlândia

O Sindicato Rural de Uberlândia lançou, em parceria com empresas do setor agropecuário, novo serviço de assistência médico-veterinária aos seus associados. A GENEX Brasil, referência mundial em melhoramento genético bovino, soluções tecnológicas e de cuidados para os rebanhos, é uma das principais parceiras do MAIS GENÉTICA.“A GENEX traz, em seu DNA, a essência cooperativista e o espírito pecuarista, por isso, está sempre pronta para atender as demandas do produtor, visando a prosperidade de seu rebanho, de seu futuro e das próximas gerações”, afirma o diretor executivo da GENEX Brasil, Sergio Saud.

A primeira etapa do programa conta com a distribuição de 11 mil doses de sêmen para promover o melhoramento genético de bovinos de raças de corte e de leite de pecuaristas da região. Desse total, 10 mil doses foram cedidas pela GENEX. “Fizemos essa ação por entender que a gente pode ser corresponsável pelo desenvolvimento da pecuária de leite e corte em Uberlândia”, disse o gerente da área de leite da GENEX Brasil, Saul Hatem Honorato.

Para Saul, o programa se enquadra como uma ação de responsabilidade social. “O objetivo é gerar benefício à sociedade ao tornar a tecnologia de aprimoramento genético mais acessível aos pequenos e médios produtores rurais. Ao investir em um programa para melhorar os rebanhos dos pequenos e médios produtores, a GENEX contribui para torná-los mais competitivos”, explicou.

Na visão do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, este pode ser um dos principais projetos criados pela entidade para o setor da pecuária, pois representará ganhos expressivos para toda a cadeia, e não somente para o produtor rural. “Estamos atuando na melhoria genética bovina da região e, consequentemente, na produtividade dos rebanhos”, afirmou.

Com o procedimento conhecido como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), é possível elevar a eficiência reprodutiva dos rebanhos. Além disso, permite desenvolver diversas características fundamentais para o aperfeiçoamento genético, como saúde acima da média, melhor eficiência alimentar (comem menos e produzem mais), longevidade, dentre outras características. O programa conta com parcerias com centrais de sêmen e associações de raças bovinas que doaram material genético. O trabalho prático de inseminação será executado por médicos veterinários contratados pelo sindicato.

Segundo Saul Hattem, o projeto não se limita à doação de sêmen. A GENEX estuda a formatação de uma segunda etapa do projeto em que poderá apoiar os produtores rurais de Uberlândia com consultoria e produtos e serviços do portfólio da empresa, especialmente, quando a central própria de Biotecnologia e Difusão Genética da GENEX estiver em funcionamento no Triângulo Mineiro.

Fonte: Profissionais do Texto