SENAR quer capacitar o maior número de produtores no Projeto ABC Cerrado

Para dar oportunidade de mais produtores participarem das capacitações do Projeto ABC Cerrado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Banco Mundial atualizaram os critérios para inscrição nos cursos ofertados pelo projeto. Antes o produtor precisava ter uma propriedade acima de quatro módulos fiscais e menor que 70. Agora, as propriedades menores serão consideradas, explica o coordenador do ABC Cerrado no SENAR, Mateus Tavares.

“Para as propriedades menores de quatro módulos fiscais, exclusivamente, a propriedade deve ainda possuir renda bruta anual superior a 360 mil reais ou possuir mais funcionários contratados que funcionários oriundos da mão de obra familiar”, afirma Tavares. Segundo ele, a mudança ocorreu por solicitação das Administrações Regionais do SENAR que viram a procura aumentar nos estados. “De acordo com as Regionais, há uma grande quantidade de produtores interessados em conhecer mais sobre as tecnologias ABC e estavam ficando fora devido aos critérios antigos de elegibilidade. Agora a expectativa é que mais produtores sejam mobilizados e as turmas das capacitações iniciem o mais breve possível”, completa.

Além do número de módulos específico, ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental incompleto e a propriedade estar localizada dentro do Bioma Cerrado são outros critérios para participar das capacitações do ABC Cerrado.

Os cursos são Sistema Plantio Direto, Florestas Plantadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Recuperação de Pastagens Degradadas. As inscrições são realizadas unicamente pelo preenchimento do cadastro no portal do SENAR  e permanecem abertas até o final da execução do projeto, em 2017.

“O SENAR recomenda que os produtores fiquem atentos porque o prazo para inscrição das primeiras turmas se encerra no próximo dia 29 de abril”, acrescenta o coordenador Mateus Tavares.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica.

Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural