Sipcam Nichino avança na oferta de soluções para o feijão

Com um amplo portfólio para as principais culturas agrícolas, a Sipcam Nichino Brasil se consolida ano após ano entre os principais fornecedores de soluções agroquímicas para o feijão. A companhia mantém uma oferta robusta de fungicidas, inseticidas, herbicidas, acaricidas e lançou, há pouco tempo, uma Plataforma de Bioestimulantes com vistas à nutrição do feijoeiro.

Segundo o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, na safra deste ano a Sipcam Nichino lança três novas soluções para a cultura: Torino®, ET-Part® e Fujimite®.

O fungicida para tratamento de sementes (TS) Torino®, descreve Freitas, com ação sistêmica e protetora, “foi desenvolvido em formulação específica para várias modalidades de uso (ON FARM e TSI), com objetivo de proteger sementes da ação de patógenos presentes nos solos e na própria semente, além de evitar a disseminação de doenças e proteger o stand com melhor arranquio e estabelecimento do feijão”.

O herbicida na marca ET-Part®, ele continua, constitui molécula inédita no Brasil, na forma de concentrado emulsionável, “com ação de contato e desfolhante, bem como na dessecação em pré-colheita do feijão”. Conforme Freitas, trata-se de solução com ação rápida, “que inibe a atividade enzimática nos cloroplastos, sob a presença de luz, portanto prático operacionalmente e mais seguro ao ambiente”.

“ET-Part® figura como uma opção eficaz para a dessecação do feijão para antecipar a colheita, além de uniformizar a maturação de grãos e fomentar colheitas mais eficientes, inclusive em relação à operação de máquinas”, resume Freitas.

Na área de fungicidas, acrescenta o agrônomo, a Sipcam Nichino se posiciona com força ao ofertar as soluções Brisa® WG, Fezan® Gold e Vitene®. Os dois primeiros, ele adianta, contam com propriedades sistêmica e protetora e ação efetiva sobre as doenças antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola).

Ainda no segmento fungicidas, a companhia tem aumentado a participação da marca Vitene® no manejo do produtor. “Além de antracnose e mancha-angular, a introdução desse fungicida reforça a proteção da lavoura ante a ferrugem. Juntos, esses três patógenos levam a perdas potenciais de 70% a 100% de uma lavoura”, observa Freitas.

Helicoverpa e ácaros 

Uma das principais pragas da agricultura, a lagarta Helicoverpa armigera tem seu manejo mais complexo a cada safra de feijão, descrevem especialistas. No controle dessa lagarta, diz Freitas, o inseticida Takumi® entrega resultados mais robustos, safra após safra. “Foi desenvolvido para lagartas de difícil controle.”

Diante dos ácaros que atingem à cultura de feijão, a Sipcam Nichino traz ativo inédito para a cultura e recomenda ao produtor estratégias de manejo ancoradas na solução Fujimite®. Já empregado com sucesso na citricultura e cafeicultura, diz a empresa, esse acaricida à base do ativo fenpiroximato apresenta modo de ação por contato e ingestão nas fases jovens, adultas e nos ovos dos insetos.

Nutrição da cultura

Pioneira no lançamento de uma Plataforma de Bioestimulantes, a equipe da Sipcam Nichino revela experiências bem-sucedidas com aplicações do bioestimulante Stilo® Verde no feijão. “O bioestímulo resulta em aumento de produtividade”, afirma Freitas. “Stilo® Verde combina micronutrientes e extratos de algas marinhas. Tais características impactam positivamente nos processos bioquímicos em todos os ‘estádios’ fenológicos da cultura”, conclui.

Fonte: Fernanda Campos