Trump cria caos, diz especialista  

Chineses dizem estar se beneficiando das medidas de Trump

O professor visitante da Foreign Studies University, em Pequim, James Rae, chamou as medidas retaliativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de criação de “caos e insegurança”. Na última semana, o Ministério do Comércio da China anunciou a taxação de US$ 60 bilhões em importações americanas em contraponto à decisão de Trump de aumentar as tarifas de 200 bilhões de dólares em produtos chineses para 25%.

“Está se tornando cada vez mais evidente que o anúncio não é motivado por jogos políticos nas eleições de 2018 nos EUA, mas sim pela preferência estratégica do presidente Trump, livre dos principais conselheiros de livre comércio que mantiveram pontos de vista positivos sobre as relações EUA-China”, comenta.

De acordo com o professor, muitos membros do governo norte-americano se preocupam com a competitividade estadunidense em relação à China. Além disso, a rápida inflação dos preços imobiliários e das commodities no país produziu um crescimento nos ganhos da classe média dos Estados Unidos.

“A China está priorizando a inovação doméstica por meio de uma variedade de investimentos liderados pelo Estado e tentativas de obter tecnologias ocidentais, enquanto as empresas chinesas estão inovando nas indústrias, desde o comércio eletrônico até a energia verde”, explica.

Rae afirma ainda que a China está se beneficiando das atitudes tomadas por Trump, uma vez que está construindo boas relações com países afastados pelo norte-americano. Além disso, ele garante que ninguém é capaz de vencer a guerra comercial e a principal estratégia deve ser sair dela.

“Ninguém ganha de uma guerra comercial e os Estados Unidos têm muito a perder se não tiverem uma estratégia de saída nesse conflito auto iniciado”, finaliza.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: Domínio Público/Pixabay