Uso de tecnologias é chave para aumento da produtividade na bovinocultura brasileira, aponta Rally da Pecuária 2017

“A pecuária brasileira conta com mais de 1,3 milhão de produtores, porém apenas pouco mais de 50 mil empreendimentos utilizam boa parte das tecnologias disponíveis no mercado, conseguindo atingir produtividade superior a 18 arrobas por hectare/ano, o que as torna muito mais competitivas e rentáveis frente ao cenário atual”, destaca Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal, empresa parceira do Rally da Pecuária 2017, projeto encerrado após três meses de intensa programação a campo.

“É muito importante para a Phibro participar desse projeto porque as visitas às fazendas pecuárias nos mostram que, sim, é perfeitamente possível aumentar consideravelmente a produtividade por hectare/ano. Para isso, basta usar tecnologias para o aumento da eficiência produtiva”, comenta Maurício Graziani.

Levantamento realizado pela equipe da Phibro durante o Rally mostra que é crescente o interesse dos pecuaristas por informações técnicas de qualidade e o reconhecimento da importância nos investimentos em novas tecnologias para aumentar a produtividade dos rebanhos. “Visitamos dezenas de propriedades de norte a sul do Brasil para coleta de dados e pudemos conhecer a realidade de cada região e suas peculiaridades. Essa experiência é muito válida para compreender melhor as exigências de cada perfil de produtor, de acordo com sua realidade. Essas visitas a campo nos aproximam dos pecuaristas interessados em buscar novas soluções e tecnologias disponíveis para o aumento dos resultados econômicos do seu negócio”, explica Igor Sokoloski, coordenador de território da Phibro.

A Phibro criou o hotsite www.pecuariaeficiente.com.br, para fornecer conteúdos didáticos, com informações relevantes de conceitos de produção e tecnologias que auxiliam no processo de maximização dos resultados em cada fase da produção da pecuária – cria, recria e terminação. “Nosso papel é contribuir com a disseminação dos conhecimentos que geram maior valor a todos os segmentos da cadeia da carne bovina. O www.pecuariaeficiente.com.br é um canal direto aos pecuaristas, gestores e técnicos, mostrando que a pecuária eficiente representa a produção de carne de melhor qualidade, acessível e mais valorizada pelo consumidor. E esse movimento proporciona mais rentabilidade e sustentabilidade para todos os elos, inclusive para os pecuaristas. É preciso utilizar as tecnologias disponíveis para solucionar gargalos ainda existentes, como a melhoria dos índices reprodutivos das matrizes, o aumento da capacidade de produção por área, a maximização do peso final da carcaça no abate e a redução do tempo de cada ciclo produtivo, entre outros”, ressalta Newton Teodoro, gerente de bovinos da Phibro.

Pecuária eficiente é sinônimo do Boi 7-7-7. A Phibro é pioneira no apoio e investimentos na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) para o desenvolvimento desse conceito, que representa mais ganho produtivo em menos tempo. O Boi 7-7-7 é um dos modelos ideais para a pecuária brasileira atual e busca ter o boi pronto para abate com 21 arrobas aos 24 meses de idade, a partir do ganho de 7 arrobas no período de cria (até 8 meses de idade), 7 na recria (8 a 20 meses de idade) e 7 na engorda (20 a 24 meses de idade). Neste conceito de produção, mais de 2 as 21 arrobas totais produzidas são ganhas com o uso da molécula Virginiamicina (V-MAX®) na suplementação do gado.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA