VAZIO SANITÁRIO DO FEIJÃO

 

Como já se sabe, o vazio sanitário do feijão para a nossa região acontece de 05/09 a 05/10. Há algum tempo, alguns produtores vem solicitando o cancelamento deste vazio para possibilitar a 3ª safra de feijão para a nossa região, uma vez que os produtores relatam que não temos a presença de mosca-branca nesta mesma época. No dia 23/06, alguns produtores do Estado todo se reuniram na FAEG para discutir este assunto e o que foi observado, é que existem opiniões diversas sobre a retirada do vazio, uma vez que alguns defendem e outros são contra.

Na reunião, estiveram presentes alguns produtores de Jataí e de outros municípios, AGRODEFESA e EMBRAPA. Em resumo, nada ainda foi decidido e a decisão final será dada pelo Presidente da AGRODEFESA provavelmente na semana que vem. Segundo a FAEG, provavelmente o vazio será mantido, porém estão tentando ainda nesta safra adiar o prazo de colheita dos produtores que já plantaram.

Para informação, o produtor que for autuado com a presença do feijão no período do vazio, receberá uma multa de 2.500,00 R$ por inscrição estadual e a solicitação para destruição da lavoura. Após 15 dias, se a lavoura não for destruída, o produtor será multado novamente com 5.000,00 R$.

Aline Rezende Vilela – Engª Agrônoma / Assessora técnica  Sindicato Rural de Jataí