Viva Lácteos e produtores debatem qualidade do leite no Brasil

Como 4º maior produtor mundial de leite, o Brasil foca cada vez mais na qualidade dos produtos lácteos para aumento da competitividade e visibilidade nos mercados interno e externo. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) promoverá um encontro com os produtores de leite no próximo dia 20 de junho para falar sobre os cuidados e as boas práticas no uso de antibióticos na atividade leiteira. “Os produtores são parte importante do processo que garante a qualidade do leite e é fundamental que tenham acesso a toda e qualquer informação sobre as melhores práticas de produção”, destaca Marcelo Martins, diretor executivo da associação.

O encontro sobre “Gestão da Qualidade do Leite – busca pela excelência” apresenta discussões com foco na sustentabilidade e qualidade e contará com palestras de especialistas no tema, como a pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp-Jaboticabal, Lívia Carolina Magalhães Silva; o coordenador da Clínica do Leite da USP, Paulo Machado e o Gerente Técnico da consultoria Quality Consultants of New Zealand (QCONZ) na América Latina, Leonardo Araújo.

Para levar mais informações aos produtores, o Comitê de Qualidade da Viva Lácteos desenvolveu a cartilha Uso Responsável de Medicamentos Veterinários na Produção Leiteira. O guia será apresentado durante o encontro e traz os principais cuidados com o uso de medicamentos veterinários associados ao correto manejo dos animais em tratamento, como marcação e registros de animais em tratamento, separação do rebanho e descarte do leite de acordo com o período de carência. O objetivo é orientar os produtores na garantia da segurança e qualidade do leite produzido. A cartilha, também disponível no site da Viva Lácteos para download gratuito, faz parte das ações de desenvolvimento e qualificação profissional voltados à evolução contínua da qualidade do leite.

As inscrições para o encontro deste dia 20 de junho estão abertas e são feitas por meio de um cadastro online até o dia 19/06. A Viva Lácteos prepara ainda um novo encontro com produtores da região de Goiânia (GO), previsto para o mês de agosto.

As informações são do segs