ABCCC divulga calendário de modalidades da raça Crioula para 2020

Entidade apresentou datas das Exposições Passaporte além das semifinais de Paleteada e finais do Freio do Proprietário e da Marcha de Resistência

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou o calendário de algumas de suas modalidades da raça para o ano de 2020. Entre elas estão as datas das Exposições Passaporte para a Nacional da Morfologia, que ocorre durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). De março a julho, ocorrerão 19 eventos em seis Estados brasileiros confirmados até o momento e garantir vaga na modalidade. Em cada uma das cidades, até oito animais, quatro machos e quatro fêmeas, podem ter seus passaportes carimbados para uma das competições mais esperadas do ciclo.

Outra prova que teve seu calendário divulgado foi a Paleteada. A ABCCC divulgou a data das três semifinais do ciclo, que ocorrerão de 27 a 29 de março de 2020 em Pelotas (RS), de 23 a 26 de abril em Bagé (RS) e de 10 a 12 de julho em local a definir. De acordo com o regulamento, duas classificatórias habilitarão 30 duplas participantes para final e a última habilitará 20. Os conjuntos classificados não participarão das demais semifinais e cada uma delas terá um número de reservas para casos de vagas remanescentes. Já o Freio do Proprietário está marcado para a data entre 23 e 27 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

E a Marcha Anual de Resistência ocorrerá de 23 de maio a 6 de junho em Jaguarão (RS), com concentração prevista a partir do dia 23 de abril. O ciclo de finais já tem seu início em janeiro de 2020, com a grande decisão do Crioulaço, que ocorrerá de 16 a 19 janeiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No próximo ano, a premiação ultrapassa os R$ 95 mil e promete troféus até o quarto lugar para todas as categorias. Para garantir uma vaga na disputa, os competidores já podem fazer a inscrição no site da ABCCC.

Fonte: AgroEffective Por Nestor Tipa Júnior