Canadá quer cancelar a maioria dos usos de clorpirifos

A Health Canadá, agência que regulamenta os defensivos do país, está propondo o cancelamento de muitos usos de clorpirifos devido a riscos ao meio ambiente, com um pequeno número de usos aceitáveis para registro contínuo na região. O clorpirifos é um inseticida de amplo espectro amplamente utilizado para o manejo de insetos na produção de frutas, verduras, cereais, grãos, leguminosas, nozes, oleaginosas, estufas e ornamentais e gramados.

Ele também é aplicado em áreas externas não residenciais para controlar mosquitos e insetos destrutivos em e ao redor de edifícios não residenciais. No entanto, a agência afirmou que, para proteger o meio ambiente, quase todos os usos agrícolas são propostos para o cancelamento nos próximos tempos.

Alguns usos aceitáveis são no caso de água parada, como piscinas temporárias para controle de mosquitos larvais, controle de mosquitos adultos ao ar livre e estrutural interior e exterior (não residencial). Além disso, será permitido o uso em plantas ornamentais ao ar livre (somente em contêineres) para controle de larvas de besouros japoneses e também em plantas ornamentais com que são cultivadas dentro de estufas.

Além disso, as atualizações nos rótulos dos demais produtos registrados incluem declarações ambientais padrão para evitar efeitos em espécies não-alvo ou sistemas aquáticos. A organização afirmou que irá lançar esta consulta aberta para comentários de 31 de maio de 2019 a 29 de agosto de 2019, o que totaliza um período de 90 dias corridos.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems