Clima e demanda seguram soja nos EUA

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (26.07) alta de 1,00 ponto no contrato de Setembro/19, fechando em US$ 8,8875 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 0,75 e 1,25 ponto.

Os principais contratos futuros registraram ligeiros ganhos no mercado norte-americano de soja, com o clima e a demanda ainda sendo pontos de interrogação. “Para essa semana o mercado deve ficar atento aos movimentos da China, após a reunião entre funcionários dos EUA e do país asiático neste fim de semana em Shangai”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

A ARC Mercosul destaca que os fundamentos primários do mercado tomaram as rédeas no encerramento da semana: “Um cenário com chuvas mais presentes sobre o Cinturão Agrícola dos Estados Unidos colocou um limitador em qualquer tentativa de alta nos preços. Além do mais, contatos da ARC nos portos americanos nos alertaram que os chineses têm sido extremamente ausentes na busca de ofertas de soja para embarque, nestes últimos dias”.

“A gigante asiática, China, já possui uma cobertura de compras de soja que ultrapassa os 70% para o mês de agosto. Em outras palavras, a necessidade de importações chinesas da oleaginosa deverá ser modesta nestas próximas semanas, especialmente para a soja disponível (spot). O foco do mercado agora tem sido direcionado para o novo relatório do USDA de agosto, onde deveremos observar uma redução da oferta total de grãos norte-americanos, disparando um movimento temporário de alta”, concluem os analistas.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems