Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras apresenta duas novas cultivares

Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), participou da abertura do 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em Poços de Caldas (MG). Com o tema Mais tecnologias cafeeiras nas cores brasileiras, o evento foi realizado pela Fundação Procafé com o objetivo de reunir equipes para debater e transferir novidades tecnológicas através da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

“A Fundação Procafé tem um papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para a cafeicultura brasileira, sendo um dos principais responsáveis para a atividade se manter na vanguarda internacional e ser a mais sustentável do mundo. É uma honra participar de um evento que foca a atualização de conhecimentos e o compartilhamento de novidades a todos os segmentos da cafeicultura e, principalmente, aos nossos associados”, afirma Silas.

Mantendo a tradição de trazer novidades voltadas à redução dos custos de produção e à possibilidade de aumento da renda na cafeicultura, foram lançadas, durante o evento, duas novas cultivares mais resistentes e com maior produtividade: a Araraçú e a Anuaí. Ainda foram apresentados 99 trabalhos de pesquisa e realizados seminários, debates, dia de campo e homenagens a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira.

Promovido pela Fundação Procafé em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a Uniube e a Universidade Federal de Lavras, o Congresso conta com apoio de CNC, Cecafé, Abic, Abics, Faemg e de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira. Nessa edição, o evento recebeu apoio especial da Fazenda Sertãozinho e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Fonte: Café Point