Conta de luz vai ficar mais cara? Confira sete dicas para reduzir os custos com energia!

Com a chegada do outono e de temperaturas mais baixas, o uso do chuveiro quente pode ficar mais frequente. Essa prática dentre outras, pode pesar bastante no bolso na hora de pagar a conta de luz. Mas há outro fator que preocupa os brasileiros: a projeção da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de alta de 5,6% na conta de energia para 2024.

Cálculos da empresa de tecnologia do setor de energia, a TR Soluções, também projetam uma alta ainda maior para este ano: 7,61%. O aumento projetado pode ser explicado principalmente pelas altas de 27% no Encargo de Energia de Reserva (EER), 13% na Conta de Desenvolvimento Energético(CDE) e 15% nos custos com a Rede Básica.

Portanto, é preciso ficar muito atento ao desperdício de energia e adotar hábitos que podem contribuir para diminuir os custos altos da conta de luz no final do mês. O gerente de engenharia da rede de franquias Solarprime, Rodrigo de Almeida e especialista em energias renováveis, dá sete dicas importantes para aplicar em casa e obter um consumo mais responsável e adequado para o bolso. Confira:

  1. Modificação de equipamentos eletrônicos: passe a incluir equipamentos com selo A de eficiência da Procel em sua casa.
  2. Troque a iluminação de lâmpadas incandescentes para Led;
  3. Aproveite mais a iluminação natural em ambientes externos e internos;
  4. Compre eletrodomésticos mais modernos com motores elétricos mais eficientes;
  5. Utilize cortinas de ar em ambientes climatizados;
  6. Fique atento a dimensão e gestão do uso do ar condicionado;                                                                                                                                                                                              

Investir em energia solar é a melhor maneira de economizar na conta de luz, a médio e longo prazo. Além de ser uma opção sustentável, em tempos de mudanças climáticas e aquecimento global. Com os kits de energia cada vez mais acessíveis, é possível tem o próprio sistema, por exemplo, instalando-o no telhado de casa. Com isso, é possível diminuir drasticamente o consumo de energia tradicional. Afinal, o uso de energia solar consegue descontar por volta de 90% da sua fatura.

“É um investimento que vale a pena, pois, em alguns anos, cerca de 3 a 7, dependendo de quanto você consome, já é possível alcançar o retorno completo do seu investimento. Isso porque os painéis têm durabilidade mínima de 25 anos”, afirma

Ele ainda acrescenta que é preciso se planejar, pois a tendência é que a conta de luz possa subir ainda mais, por conta de possíveis crises hídricas no futuro. “Dessa maneira, isso vai afetar drasticamente o orçamento de todo mundo, especialmente o de quem ainda está trabalhando em home office. Por isso, tomando medidas de redução no consumo em casa e investindo em energia solar, seria um ótimo caminho para poupar mais dinheiro”, completa.

Fonte: Vira Comunicação