FPA promove novo debate sobre a Lei do Agro em live

Desta vez o tema foi a Emissão e Transações Eletrônicas de Títulos do Agro. O debate está disponível para acesso no canal da Frente Parlamentar da Agropecuária, no Youtube.

Dando sequência a série de lives promovidas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre a Lei do Agro (13.986/2020), foi ao ar nesta quinta-feira (25) a terceira edição, que teve como tema a “Emissão e Transações Eletrônicas de Títulos do Agro”. O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR), relator do projeto que originou a norma, mediou o debate que contou com a presença do secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Ângelo Mazzillo; do presidente do Conselho da Central de Recebíveis S/A (CERC), Marcelo Maziero e do diretor de Commodities da B3, Fábio Zenaro.

Lupion destacou o empenho da FPA, entidades do agro e do governo em atualizar e modernizar a legislação a respeito desta matéria. O parlamentar enfatizou ainda que a Lei do Agro “constituirá um novo marco regulatório de financiamento do agronegócio no país”.

José Ângelo ressaltou durante o evento que “o produtor rural não pode ficar refém do mercado privado de crédito e operar com poucas fontes e empresas”. Para o secretário-adjunto do MAPA “a emissão e as transações eletrônicas de títulos do agro vieram para suprir a necessidade de beneficiar o bom produtor que necessita de crédito com qualidade”, explicou.

Por sua vez, Fábio Zenaro, diretor de Commodities da B3, citou que a modernização dos títulos do agro é para trazer mais transparência, segurança e baratear os custos para o produtor rural na tomada de crédito para sua atividade. Zenaro enfatiza que a emissão e transações eletrônicas de títulos do agro vão dar maior visibilidade ao processo e controlar a circulação de CPRs. “Isso vai gerar um dinamismo maior com a possibilidade de atrair mais players do mercado financeiro, mais gente interessada em conceder crédito ao produtor rural” destacou o diretor da B3.

Já o presidente do Conselho da Central de Recebíveis S/A (CERC), Marcelo Maziero abordou o mercado internacional, ao dizer que “o setor agro é muito atraente para o investidor estrangeiro”. E destacou ainda a segurança existente nas registradoras de CPRs, informando que “é um ambiente seguro e regulado, apropriado para fazer o controle de qualidade dos ativos”, encerrou.

As duas primeiras lives que trataram da Lei do Agro abordaram as Alterações na Cédula de Produto Rural (CPR) e os Títulos do Agronegócio e, assim como o debate de hoje que abordou a Emissão e Transações Eletrônicas de Títulos do Agro, estão disponíveis no canal do Youtube da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na próxima quinta-feira (02/07), a partir das 14h30, o deputado Federal Pedro Lupion recebe novos convidados para seguir debatendo a Lei do Agro, com o tema: Cédulas de Crédito Rural / Equalização de Juros.

Fonte: FPA