Investimento de R$ 30 milhões na segurança para caminhoneiros

Empresa lança programa Frete Seguro, que contempla uma série de iniciativas para tornar a busca e negociação de fretes mais segura para caminhoneiros e empresas

Investimento terá foco em melhorar a tecnologia da plataforma e ampliar o time de ouvidoria e prevenção a fraudes

A FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, anuncia investimento de R$ 30 milhões para fortalecer as medidas de segurança da plataforma. As ações visam proteger caminhoneiros e empresas, tornando a empresa cada vez mais segura ao longo de 2021.

“Um estudo realizado pelo Grupo Tracker, em 2020, indica que a taxa de roubos e furtos de caminhões oscilou bastante ao longo do primeiro semestre do ano passado e terminou o ano com uma pequena queda. Apesar disso, ainda há muita preocupação e discussões a respeito da segurança nas estradas e, por isso, assumimos o compromisso de sermos protagonistas na luta contra esta realidade”, explica Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

A empresa afirmou que a preocupação com segurança não é de hoje. “Temos um processo rigoroso de validação das empresas que se cadastram na FreteBras, onde checamos uma série de documentos antes de liberar a empresa para publicar suas cargas na plataforma. Historicamente, aprovamos apenas 30% de todos os cadastros solicitados na plataforma”, completa Hacad.

Para 2021, a FreteBras vai entregar novas ferramentas para proteger os motoristas. “Em janeiro já lançamos o ‘Alerta de Frete Suspeito’, um sistema que notifica nossa equipe sobre fretes suspeitos na plataforma em tempo real. Todas as publicações apontadas como suspeitas passam por uma verificação detalhada para garantirmos que está tudo certo. Hoje a taxa de cargas seguras publicadas em nossa plataforma é de 99,58%. Isto não é suficiente. Queremos 100%”, afirma Luiz Gustavo Felício, Diretor de Tecnologia da FreteBras.

A empresa afirma ter lançado também a função Check-in Privado, que dá aos caminhoneiros a possibilidade de buscar fretes no aplicativo da FreteBras sem que seus dados de contato sejam divulgados para as empresas contratantes, uma importante medida alinhada às determinações da Lei Geral de Proteção de Dados.

A empresa promete mais novidades no quesito segurança até o final do trimestre, como a avaliação dos usuários, que permitirá aos caminhoneiros e empresas que se qualifiquem mutuamente ao final de cada frete, trazendo mais transparência e segurança para todos os usuários da plataforma. Com a nova função, os caminhoneiros que utilizam a FreteBras podem conhecer o histórico das empresas antes de fechar a contratação do frete. Ao mesmo tempo, as empresas também terão acesso às avaliações feitas por outras transportadoras a respeito dos motoristas.

“A partir do final do primeiro trimestre, os caminhoneiros passarão a ter acesso a um inédito histórico de avaliações das empresas, trazendo maior confiança aos profissionais da estrada na hora de escolher e aceitar um frete”, pontua Hacad.

Reforço do time de prevenção a fraud

Parte do investimento anunciado pela empresa será destinado à contratação de novos talentos para compor o time de ouvidoria, que será triplicado, aumentando os esforços de prevenção à fraude. A primeira contratação anunciada pela FreteBras é Michael Bogajo, executivo com passagens pelas áreas de gestão de risco e prevenção a fraude de empresas como Magalu e Mercado Livre.

“Estou extremamente motivado em apoiar a FreteBras a tornar o transporte rodoviário no Brasil cada vez mais seguro. Acredito que a empresa ocupa uma posição estratégica para dar o exemplo a ser seguido por outras organizações”, finaliza Bogajo, que será responsável por auxiliar na implementação de processos cada vez mais consolidados, assim como na identificação e combate às situações de risco.

Fonte:  FirstCom Comunicação