Chefs de cozinha vão ensinar receitas com produtos da agricultura familiar durante a Expointer

Agricultura - 23 de agosto de 2019

Além de promover a venda de produtos, a 21ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer, em Esteio (RS), vai mostrar que o setor pode ter espaço na gastronomia nacional. Uma das novidades deste ano é o Cozinha Show, onde os visitantes poderão acompanhar ao vivo chefs de cozinha prepararem pratos com produtos da agricultura familiar.

O evento vai ocorrer de 25 agosto até o dia 31 de agosto. Cada dia serão apresentadas duas receitas: uma salgada e outra doce, sempre às 13h e às 15h. Quem estiver no local também poderá degustar os pratos.

O Cozinha Show é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, com apoio do curso de Gastronomia da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Segundo a coordenadora do programa estadual de agroindústria familiar da Emater-RS, Bruna Bresolin Roldan, a ideia do Cozinha Show é tornar conhecidos produtos da região.

“As receitas foram elaboradas sempre utilizando os produtos da agroindústria familiar. Os produtos utilizados para a elaboração das receitas vão estar à venda no pavilhão. Com isso, além de divulgar, podemos valorizar e ao mesmo tempo promover a venda dos produtos”, conta.

Todas receitas ficarão disponíveis no aplicativo da Emater/RS-Ascar na Expointer.

Confira os pratos:

Ragu de linguiça colonial com polenta, bruschetta de pão colonial cebola caramelizada com crisps de copa, escondidinho aipim com queijo colonial, quiche bacon, croque madame de salame e queijo colonial, pão de queijo com linguiça, esfirra de ricota e nozes, crepe de banana e doce de leite, pudim de pão e doce de leite, cartola, Suflê de goiabada com creme de queijo, mousse de frutas, carolina de erva-mate e creme de butiá, cheesecake de iogurte e geléia de morango.

Expointer

A Expointer, considerada uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, está na 42ª edição. Neste ano, a 21ª Feira da Agricultura Familiar, que ocorre em Esteio (RS), terá a maior feira deste tipo já realizada no evento. São mais de 7 mil metros quadrados e 316 espaços de comercialização de produtos.

Durante nove dias, o público poderá conferir toda a diversidade de produção das agroindústrias, artesanato rural, plantas, flores e quatro cozinhas com refeições.

* Com informações da Emater/RS-Ascar

Fonte: Mapa


Outras Notícias