Faeg investe na capacitação profissional de funcionários

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg-GO) juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás realizou, entre os dias 9 a 11 de março, o Treinamento de Atualização Sindical com representantes dos sindicatos rurais de diversas localidades do estado. O objetivo foi levar aos sindicatos e, por fim, ao produtor rural, as mais recente e importantes informações referentes a declaração de imposto de renda, arrecadação sindical, rotinas de departamentos sindicais e relacionamento com a imprensa.

O encontro foi realizado pela Gerência Sindical da Federação no Centro de Treinamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater). No primeiro e segundo dias o consultor especialista em direito e carga tributária, Seres Baum, foi o responsável por trabalhar os aspectos teórico e práticos que envolvem a declaração de imposto de renda de pessoa física (IRPF). Os representantes puderam fazer simulações de declarações a partir de situações cotidianas apresentadas por eles mesmos. O consultor ressaltou a importância dessa participação ativa dos alunos: “O próprio aluno desenvolve seu conhecimento ao expor os casos de sua região e isso agrega valor a todos os presentes, uma vez que as experiências vindas de outras localidades fazem com que todos fiquem preparados para lidar com as mais diversas situações”.

Seres Baum explicou que não houve mudanças na forma de se declarar o IRPF, mas que a Receita Federal tem utilizado novas metodologias para controlar as informações financeiras e é por isso que produtores e sindicatos devem se manter atentos. Ele destaca que, atualmente, o fisco tem maior capacidade de enxergar à distância o que se passa dentro da propriedade rural. “Isso acontece no dia a dia e acaba refletindo na maneira com que a documentação ou informações do imposto de renda são estruturadas”, explicou.

Dentre as várias dúvidas apresentadas pelos representantes dos sindicatos, a organização documental foi a mais comum delas. Essa etapa da declaração é sempre vista como um obstáculo, justamente pelo fato de o produtor não estar habituado a atividades burocráticas. “Por se tratar de algo distante da realidade do produtor rural, é papel nosso e dos sindicatos estarmos preparados, inclusive psicologicamente, para lidar com esses desafios presentes no momento da declaração”, acrescentou Seres.

Para o representante do Sindicato Rural de Acreúna, Cássios Clay, que está há dez anos no sistema sindical, esse tipo de iniciativa é de grande importância não somente para os sindicatos, mas, também, para o produtor rural que receberá os frutos do aprendizado adquirido. Cássios acrescentou ainda: “Nos últimos seis anos houve um salto no número de treinamentos e qualificações, o que acaba interferindo, de forma positiva, na qualidade de vida tantos dos empregados quanto dos empregadores”.

Media Training
Na manhã de quarta-feira (11/03), mobilizadores e funcionários participaram de media training realizado pela gerente de Comunicação da Faeg, Denise Oliveira. O objetivo da palestra foi transmitir aos colaboradores as melhores técnicas para atender a imprensa e estimular a participação nas atividades e ferramentas de comunicação da instituição.

Os colaboradores receberam orientações que foram desde a melhor forma de se vestir e se posicionar em uma entrevista a dicas de como zelar pela própria imagem nas redes sociais. “Nosso objetivo é apresentar o nosso trabalho e ajudá-los, de maneira simples, a lidar com a informação no dia a dia”, declarou Denise Oliveira. A gerente destacou que todos os funcionários do sistema fazem parte de uma grande cadeia de informações e que todos precisam estar alinhados no discurso e conhecer o seu público para que as informações cheguem com eficiência a quem de fato importa: o produtor rural.

Funcionário do Sindicato Rural de Rubiataba há 18 anos, Ronildo Nogueira considerou que o treinamento foi fundamental para aprender a utilizar as ferramentas de comunicação da maneira mais adequada. “É importante estarmos atualizados quanto a tudo que está acontecendo no Sistema CNA, Faeg e Senar e também aprender a utilizar a linguagem das redes sociais para divulgar as informações aos produtores rurais”, afirmou.

O gerente sindical da Faeg, Antelmo Teixeira, considerou que o trabalho da Faeg e do Senar, em todas as instâncias e departamentos, só faz sentido quando transfere ao produtor rural informações e conhecimento capazes de transformar a vida das famílias do campo para melhor. Para ele, isso evidencia ainda mais a importância do trabalho dos funcionários dos sindicatos rurais. “Temos que melhorar cada dia para que a informação chegue realmente a quem precisa do nosso portfólio de serviços, para que agregue qualidade ao dia a dia da sua vida e da sua família. E os funcionários dos sindicatos são a nossa linha de frente, pessoas que estão no contato direto com o produtor. Por isso, investimos na capacitação desse pessoal”, explicou ainda.

Por: Douglas Freitas e Gilmara Roberto FAEG