Milho: Mercado na CBOT tem altas de 5 pontos com atenção ao clima por conta do plantio

O mercado do milho na Bolsa de Chicago opera com alta de cerca de pontos nesta manhã de segunda-feira (1º). O cereal estende os ganhos registrados no acumulado da semana passada com os operadores no terminal externo ainda atentos ao clima nos Estados Unidos. O frio acentuado registrado no fim de semana em alguns estados americanos procupa os operadores.

Por volta das 08h08, o contrato maio/17 registrava US$ 3,63 por bushel com alta de 5,6 pontos, o julho/17 subia 5,2 pontos, a US$ 3,71 por bushel. Já o setembro/17 estava sendo negociado a 3,79 por bushel com avanço de 5 pontos.

Em meio ao plantio da nova safra americana, os preços do milho têm sido direcionados pelas previsões climáticas no Meio-Oeste dos EUA. Até domingo (21), em torno de 17% da área prevista para essa temporada havia sido cultivada, segundo dados do boletim de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

O clima mais frio em alguns estados americanos está preocupando os operadores, pois aumenta as ameaças de redução na produção global de grãos. A produção de trigo no país já sente os reflexos do clima, a commodity registrava alta de mais de 2% nesta manhã.

“Com a geada em Kansas, Colorado e até mesmo se estendendo até Oklahoma, o mercado está preocupado com quanto da cultura foi danificada”, disse Andrew Woodhouse, analista de grãos da Advance Trading Australasia, em referência a queda do trigo. Esses estados são próximos de Iowa, maior origem produtora de soja dos EUA.

O mercado interno do milho não funciona nesta segunda-feira por conta do feriado nacional do Dia do Trabalho. Os negócios voltam ao normal já nesta terça-feira (2).

Fonte: Notícias Agrícolas