Tecnologia embarcada e tratores pode movimentar 100 bilhões de reais

Você sabia que existe uma grande oportunidade de mercado para a indústria de máquinas e empresas que embarcam suas tecnologias nos tratores.

Segundo dados do IBGE o Brasil possui um trator para cada 96 hectares, já os Estados Unidos possuem um para 36 hectares, isso mostra o quanto ainda a indústria desse segmento pode ainda pode crescer em terra tupiniquins.

A frota de tratores nacional é composta por cerca de 1.300.000 (unidades) em operação, sendo que mais de 40% da frota têm mais de 20 anos de operação. Esses dados mostram uma defasagem gigantesca do Brasil em relação a países até com menos tradição agrícola.

Estima-se que apenas para renovar a frota o valor de investimento seria por volta de 100 bilhões de reais. Esse valor não inclui a necessidade do aumento de trator por hectare.

Para colheitadeiras, os números não são diferentes, das quase 180.000 em operação, 48% estão com mais de 20 anos de idade.

Nesse cenário, enxergamos algumas grandes oportunidades, sendo elas para manutenção de máquinas e outro para vende de máquinas novas com centenas de tecnologias embarcadas. A questão é: qual tecnologia o agricultor precisará efetivamente, já que até agora utilizou pouco dela.

A necessidade de aproximação com o produto rural de pequeno e médio porte é de extrema importância para as empresas de tecnologia e de máquinas, algumas empresas estão oferecendo essa busca das necessidades reais, para isso vale a pena conhecer o trabalho da KBES com a plataforma Inteligência no Agro.

Fonte: KBES

Crédito: DP Pixabay