Você já provou flores de hortaliças?

 

Que as hortaliças e temperos são indispensáveis na mesa todo mundo sabe mas o que você talvez não saiba é que muitas delas têm flores que são comestíveis. E esse segmento vem crescendo no Brasil, especialmente, em restaurantes de alta gastronomia. E não é tão difícil de encontrar essas florzinhas a venda. Já tem feira e mercado que está comercializando os produtos.

Mas nem todas as flores que são comestíveis vem de sementes. Elas podem estar aí na sua horta. Com sabor diferente as flores que nascem em hortaliças podem trazer frescor e enfeitar pratos. As mais comuns são de abóbora, abobrinha, feijão, rabanete, cebola, alho poró, manjericão, alecrim, quiabo e pepino. Em alguns casos as flores nascem independentes do fruto, depois da colheita, como a cebola, alho poró e rabanete então não interferem no bulbo. Já no caso de abóbora, abobrinha e pepino primeiro nasce a flor e da flor os frutos. Então se você deseja frutos também não colha todas as flores. Já no caso do alecrim e do manjericão é possível colher folhas e flores ao mesmo tempo.

Já pensou em usar aí na sua cozinha? Podem ser comidas frescas, em saladas e chás, refogadas, recheadas e, inclusive, podem ser congeladas. Além disso o cultivo pode ser excelente fonte de renda para pequenos produtores.

Por: AGROLINK –Eliza Maliszewski