FAO: lácteos e cereais impulsionam índice de preços de alimentos; aumento foi de 1,4% em junho

Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu a média de 175,2 pontos em junho de 2017, 2,5 pontos (1,4%) a mais com relação a maio e 11 pontos (7%) acima do nível registrado um ano antes.

Junho marcou o segundo mês consecutivo de aumento no valor do índice. A subida no índice foi impulsionada por aumentos relativamente grandes nos preços dos produtos lácteos e cereais. Os preços da carne também aumentaram, enquanto os de açúcar e óleos vegetais caíram.

O Índice de Preços dos Lácteos da FAO ficou em média em 209 pontos em junho, um aumento de 15,9 pontos (8,3%) em relação a maio. Este aumento levou o índice para perto das altas registradas nos últimos três anos, embora ainda esteja 24% abaixo do pico alcançado em fevereiro de 2014.

Os preços de todos os produtos lácteos que constituem o índice subiram, mas o preço da manteiga aumentou mais, crescendo 51,2 pontos (14,1%) com relação a maio para um valor máximo.

As disponibilidades limitadas de produtos lácteos para exportação em todos os principais países produtores fizeram com que os preços da manteiga, do queijo e do leite em pó desnatado aumentassem de forma significativa, contribuindo também para preços mais fortes do leite em pó integral.

As informações são da FAO.